domingo, 28 de fevereiro de 2010

NORMATIVA GRAMATICAL

Estrutura das Palavras/Morfologia:



De acordo com a NGB, a Morfologia estuda a estrutura e formação dos vocábulos, a flexão das palavras e sua classificação. Encarrega-se, portanto, de una extensa gama de assuntos, constituindo, ao lado da Sintaxe e da Fonética, uma das três partes fundamentais da Gramática, conforme a descrição mais tradicional ainda em vigor(os linguíticos modernos conferem uma atenção especial à Semântica).


Valendo de uma definição mais simples, podemos enunciar que a Morfologia(morphe + logos + ia) é o estudo das formas significativas de um sitema linguístico. Enquanto a Fonética se preocupa com a estrutura sonora dos vocábulos, a Morfologia trata de aspecto formal das palavras, além de estabelecer, com o apoio da Sintaxe, as diversas classes pelas quais estas se distribuem, conforme as características que apresentem e as interrelações que configurem entre si.





"Gramática Crítica-À normativa-Leitão,L.R.":...Advirta-se a obrigatoriedade da Crase.


 


"O saudoso mestre SAID ALI(1931)esclarece em magnífico estudo intitulado "O acento à"- que nem sempre a acentuação da vogal resulta de um autêntico fenômeno de contração. Por tradição da língua e face à eventual ambiguidade gerada por certas construções, tornou-se praxe o emprego do acento grave nas expressões formadas com vocábulos femininos. Concordamos plenamente com tal posição, expressamente subscrita por Bechara(1977) e Lima(1984).

Nenhum comentário:

Postar um comentário